EFT - Emothional Freedom Thecnique

Técnica de Liberação Emocional


EFT, traduzido significa Técnica de Liberação Emocional, e é esse o grande principio dessa técnica, Libertar-se SOZINHO de tudo aquilo que lhe incomoda, angustia, te aprisiona, tem como crença e valores,

O EFT é uma técnica que une os conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa, aplicados em pontos chaves da Acupuntura associado a PNL – Programação Neurolingistica que trabalha a sua forma Cognitiva e Comportamental de ser.

Com a aplicação diária e continua a técnica permite o desbloqueio dos canais energéticos, chamados de meridianos, utilizados pela acupuntura, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema seja ele emocional, espiritual, mental ou físico (que de estão sempre relacionados e entrelaçados entre si).

Pode-se dizer que a EFT é uma “versão emocional” sem no entanto  precisar do uso de qualquer tipo de agulha, por isso é chamado de Acupuntura sem agulhas.

Conhecida há mais de 20 anos nos Estados Unidos, foi criada por Gary Craig, engenheiro e Coach, e vem sendo utilizada por profissionais de várias áreas, devido ao seus efeitos rápidos e permanentes, em todos os tipos de problemas.

Estudos constatam que enquanto a técnica é aplicada, o cérebro libera substâncias como GABA, endorfina e serotonina, e diminui a liberação de cortisol (hormônio ligado ao estresse), produzindo a chamada resposta relaxante e nesse estado, novas informações são enviadas ao cérebro, que as aceita.

O procedimento é realizado em conjunto com estimulação dos pontos e envio de informações ao cérebro, desbloqueando assim, o sistema de energia do corpo humano. Assim, é feita uma restauração Cognitiva, Comportamental e Energética.

A aplicação dá-se através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais dos meridianos, enquanto o paciente está sintonizado no problema através da repetição de frases lembretes (frases que trazem a tona os sentimentos negativos que precisam ser trabalhados, e indicam ao sistema energético o que está sendo tratado). O processo é simples, porém muito poderoso, trazendo resultados profundos e duradouros. 

 

A EFT é um poderoso "limpador" que serve para dissolver sentimentos, pensamentos e crenças  negativas de todos os tipos. Através desta técnica é possível se beneficiar do método, melhorando a si próprias. 

 


As pessoas simplesmente se desvencilham de bagagens emocionais, via de regra, de modo permanente, e podem seguir suas vidas de maneira mais leve e feliz.

 

Para entendermos um pouco melhor da EFT, podemos compará-la com:

- É como a acupuntura, só que não usamos agulhas, mas sim batemos com as pontas dos dedos. E ao mesmo tempo nos dirigimos a certos sentimentos e emoções. É a acupuntura sem agulhas ou acupuntura emocional.

- É como uma terapia em um atendimento psicológico, com o adicional do componente físico do Tapping (batidas), que nos permite encontrar a raiz do problema de maneira mais rápida.
- É como uma hipnose no sentido que tratamos com a mente e ao mesmo tempo trabalhamos com as energias sutis do corpo para uma melhor solução dos problemas.
- É como counseling, ou aconselhamento, adicionada às ações físicas que facilitam e agilizam a liberdade emocional.
- É uma forma de acupuntura psicológica, com a diferença que não se usa agulhas no seu tratamento, e sim as pontas dos dedos.

 

O importante é concentrar-se no item negativo que bloqueia o fluxo da corrente normal da energia dentro do corpo. Uma vez restaurado o equilíbrio energético, o problema em questão estará solucionado.

Haverá ainda a memória (como, por exemplo, no caso de um trauma), mas a carga negativa é anulada. De um modo geral, o resultado é duradouro e vem sempre acompanhado por mudanças positivas no pensamento. A técnica é fácil de aprender e ideal para a auto-cura.

A técnica de EFT (Técnica de Libertação Emocional) foi desenvolvida pelo americano Gary Craig há menos de duas décadas. Ela faz parte de um revolucionário grupo de técnicas no campo da psicologia energética e oferece uma possibilidade de alívio rápido e efetivo a vários problemas emocionais, além de mostrar resultados bastante positivos no campo dos problemas físicos.

Baseia-se no fato de que a causa de todas as emoções negativas é um desequilíbrio no sistema energético. A presença desse fluxo de energia já era de conhecimento da antiguidade, em especial a Índia (prana) e China (chi).

Esse sistema bioenergético é a base para os sentimentos da dor, da cura em si e da regeneração do corpo. No sistema chinês há doze meridianos, ou canais de circulação, enquanto que o sistema indiano enfatiza os sete centros energéticos chamados de chakra.

Em resumo, a EFT é uma forma de acupuntura psicológica, com a diferença que não se usa agulhas no seu tratamento. O importante é concentrar-se no item negativo que bloqueia o fluxo da corrente normal da energia dentro do corpo.

Muito se fala em concentrar-se apenas no pensamento positivo. No entanto, a energia não flui livremente enquanto há bloqueios negativos que podem ser desobstruídos facilmente através de leves batidas com os dedos em certos pontos dos canais dos meridianos.

É fato que nossas reações a emoções (que não deixam de ser percepções errôneas) são a causa de tanto estresse que posteriormente acarretam em doenças físicas Uma vez restaurado o equilíbrio energético, o problema em questão estará solucionado. Haverá ainda a memória (como, por exemplo, no caso de um trauma), mas a carga negativa é anulada. De um modo geral, o resultado é duradouro e vem sempre acompanhado por mudanças positivas no pensamento.

 

A maioria dos problemas emocionais e físicos é causada, total ou parcialmente, por nossos eventos específicos não resolvidos, sendo que quase sempre eles podem ser facilmente tratados por EFT”

Gary Craig

 

Pense na possibilidade de libertar-se de...

-Ansiedades e estresse
-Depressão, Síndrome do Pânico e doenças do Sistema Nervoso Central
-Hábitos e comportamentos indesejados
-Baixa estima e falta de confiança
-Superar memórias traumáticas (de acidentes, violência, sequestro, assalto, de guerra...)
-Culpa, vergonha, ciúme, mágoa, tristeza, traumas e crenças limitantes
-Superar medos: de altura, multidão, falar em público, de dirigir, animais e insetos, violência, de guerra, transtorno do estresse pós traumático, e etc.
-Acabar com vícios (cigarro, bebida, drogas, chocolate, comida, roer unhas ...)
-Obesidade, síndrome do pânico, vícios (cigarro, bebida, drogas, chocolate, comida…), roer unhas e etc.

... e para o autoconhecimento e a paz interior.

 

Pode-se tratar dores: crônicas ou não, enxaqueca e todo tipo de dor de cabeça, dor na coluna, dores nas juntas, dores nos tendões, cólicas menstruais, dores devido a traumas físicos novos ou antigos, dores provocadas por outras doenças (câncer, artrite, e etc.) e todas as dores não listadas aqui geralmente com resultados muito rápidos no alívio das dores em geral.

É possível tratar problemas físicos: pressão alta, diabetes, asma, artrite, alergias de todos os tipos, e etc.

Você pode se perguntar: como é que é possível melhorar males físicos se a EFT é para bloqueios emocionais? Acontece que há uma ligação inseparável entre as doenças físicas e problemas emocionais, e isto está se tornando cada vez mais aceito por médicos e cientistas. Estamos percebendo, à medida que o tempo passa, que esta ligação é muito maior do que se pensava anteriormente. Quando aliviamos emoções negativas com a EFT, as doenças físicas cedem parcial ou totalmente. Ainda que estejamos direcionando a EFT para o problema físico os resultados são muitos bons, pois a técnica costuma descortinar o fator emocional por trás da doença, mesmo que este seja desconhecido por parte do terapeuta e do cliente.

Além disso, em um nível um pouco mais avançado, é possível utilizar EFT para eliminarmos crenças negativas e limitantes, melhorando nossa performance nos estudos, negócios, relacionamentos… A EFT é uma ferramenta muito prática e útil para eliminar os bloqueios que ficam entre você e seu objetivo.

 

Quanto tempo leva para se perceber resultados?

Aplicações com um terapeuta experiente costumam apresentar resultado imediato, mas isso não significa que o problema seja totalmente solucionado em uma ou duas horas. Alguns casos precisam de mais persistência, e em uma minoria não conseguimos muita coisa significativa (talvez menos do que 10% das pessoas). Cada caso é um caso, porque cada pessoa tem uma resposta diferente da outra. Há situações que assombram pela rapidez com que são solucionadas, e outras que demoram mais, mas a EFT surpreende-nos com seus resultados inúmeras vezes.

 

Tudo isso muito simples:

-Extrema eficácia
-Baixo custo de aprendizado
-Simplicidade e facilidade para o aprendizado
-Aplicável em qualquer  hora e lugar
-Pode ser utilizada quando e quantas vezes quiser
-Ferramenta auto aplicável (você pode aplicar em você mesmo)
-Método não invasivo e que não utiliza qualquer ferramenta externa ou medicamentos

-Apenas 10 minutos

 

E como isso é possível?

3Ps

Eliminando nossa bagagem negativa
Faça uma lista de todas as lembranças negativas da sua vida
Sinta cada uma das lembranças Anote tudo que te faz lembrar esses momentos... Pode ser um sentimento, uma pessoa, um cheiro, um olhar, um gesto, um lugar...

A lista vai ficar grande... Não se assuste!

 

Você pode acrescentar itens quando quiser

Se você se lembrou de alguma coisa, anote... A simples lembrança já mostra que existe algo a ser trabalhado...

 

Coloque essa lista em ordem de importância... E comece...

Faça EFT diariamente para cada item da lista Somente 5 minutos! 3 vezes ao dia!


Modifique-a sempre que necessário!

E que a EFT vire rotina em sua vida

 

Talvez o mais interessante sobre a EFT seja que é uma ferramenta de fácil aplicação e que pode ser usada por qualquer um, sem efeitos colaterais.

 

Programe-se! Use a ferramenta a seu favor!!

 

Está sendo cada vez mais reconhecido e respeitado o papel do sistema energético do corpo no campo da cura física e emocional. No entanto, a EFT, como terapia alternativa ou terapia natural, ainda continua bem revolucionária, nos primórdios de uma grande mudança em nossa maneira de ver e pensar sobre a saúde.

 

318 798                          54121381948                           519 7148                           520                               71427321893